quinta-feira, 19 de abril de 2012

COLESTEROL


São produzidos no organismo, mais precisamente no fígado, diariamente 1g de colesterol, quantidade suficiente que o corpo necessita para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D e membranas celulares, entre outras importantes funções. 

Porém, o organismo não necessita do colesterol encontrado em produtos de origem animal, e a maioria das pessoas o consumem em excesso.

Altos níveis de colesterol no sangue aumentam o risco de ataques cardíacos. O colesterol torna-se um problema quando já excesso de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no organismo. As lipoproteínas de alta densidade (HDL) são benéficas, pois tiram o excesso de colesterol do sangue. Ocorrerão problemas de saúde se houver desequilíbrio nos níveis de HDL. O normal é acima de 35mg%.

Carnes e laticínios (leites) são os principais agressores, pois contém alto teor de colesterol (LDL). O normal é abaixo de 200mg%. Gorduras hidrogenadas sólidas, como banha, margarina, manteiga, óleos, azeite-de-dendê também devem ser evitados. 

**COQUETEL para diminuir o colesterol
1 cenoura
1 maçã média
5g de gengibre
2 ramos de salsinha

Modo de preparo: Passar pela centrífuga todos os ingredientes e tomar em seguida. Recomenda-se tomar 2 vezes ao dia, entre as refeições. 

**Suco de berinjela
4 rodelas de berinjela
1 laranja
1 copo de água

Modo de preparo: Bater os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida. Deve tomar duas vezes ao dia, após as refeições. 

**Suco de Abate
100ml de polpa de acerola
1/2 abacate
copos de água


Modo de preparo: Passar pela centrífuga todos os ingredientes e tomar em seguida. Recomenda-se tomar 2 vezes ao dia, entre as refeições. 

Acerola: A vitamina C possui a capacidade de diminuir o colesterol.

Abacate: a gordura monoinsaturada do abacate emulsifica biologicamente as gorduras saturadas, presentes nas carnes e reveste-as de gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis, eliminando o LDL, que é o "mal" colesterol. 

Berinjela: Contém minerais como potássio, cálcio, fósforo, ferro e magnésio, além das vitaminas A, do complexo B e C. É diurética e ajuda a diminuir as taxas de colesterol LDL. 


Fonte: Franco, Lelington Lobo; 100 sucos com poderes medicinais, São Paula, Ed. Elevação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário